Comemoram-se hoje 100 anos de republica. 100 anos, onde aproximadamente 40 foram passados debaixo de uma ditadura. Onde possivelmente 70 desses 100 anos foram passados debaixo de crise económica, 60 desses 100 anos sobre crise politica, e certamente 98 desses 100 anos por crise de identidade, e resmunguice mas sem que nunca tenha partido do povo, qualquer decisão.
É uma republica, uma democracia...Não, não é. É um mero monopolismo e uma mesquinha oligarquia. Não são 100 anos de se comemoram hoje com alegria, e não serão certamente outros 100 que se hão-de comemorar daqui por mais cem anos, se nada for feito, se este povo descuidado e esquecido nada fizer, se continuar debaixo do medo e da preguiça, debaixo da enfadonha vontade, desta apatia, de ver passar, de os ver a cada dia dilapidar mais uma fatia, de um todo que diminui a cada momento.
Hoje eu não comemorarei 100 anos de república, comemorarei apenas a coragem que poucos há 100 anos tiveram de mudar as coisas, e desses 100 anos passados pouco mais há para comemorar.
É com tristeza que se constata, nunca ter sido feita uma evolução...Por culpa de muitos, por culpa de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário